Consulta de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
Dra. Cláudia Palma Nunes
Perturbação de hiperatividade com défice de atenção ou transtorno do déficit de atenção / hiperatividade é uma perturbação do neurodesenvolvimento caracterizada por desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade em graus inconsistentes com o nível de desenvolvimento do indivíduo.
Esta consulta tem várias fases. A primeira fase é compreender a história clínica da criança através dos pais e recolher informações relevantes que possam conduzir ao possível diagnóstico. Na fase seguinte serão aplicados testes e será recolhida informação através dos professores.
A avaliação psicológica é um processo cuidadoso e completo que inclui:
-
Entrevistas clínicas com os responsáveis e, quando possível, com a própria criança/adolescente;
-
Observação comportamental;
-
Testes neuropsicológicos que medem funções cognitivas e presença de psicopatologia;
-
Recolha de informação junto da escola e de outros contextos significativos para a vida da criança (preferencialmente pais/cuidadores e professores).
Esta avaliação permite que os profissionais identifiquem a possível presença de PHDA, assim como outras condições que possam estar associadas, como ansiedade, sintomatologia depressiva ou perturbações do comportamento.
Para além do diagnóstico é fundamental que a família tenha apoio no sentido de conduzir a criança e os seus contextos a lugares com mais harmonia e aceitação e ao mesmo tempo onde possam ser implementadas estratégias que contribuam para o bem-estar da criança e da família.
